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SUSPENSÃO
A suspensão, é um sistema presente em veículos que é responsável por absover as
irregularidades do terreno e manter todas as rodas no chão. O sistema de suspensão absorve, por meio
dos seus componentes, todas as irregularidades do solo e também é responsável pela estabilidade do
automóvel.
1-) Junta Homocinética Fixa:
Transmite torque e permite que o semi-eixo trabalhe em ângulo. Verificar caso apareçam
ruídos(click-click) em curvas com o veículo tracionando. A junta danificada
pode ocasionar a parada do veículo.
2-)Coifa:
Protege a junta homocinética, a caixa de direção e o amortecedor contra agentes externos
(água, areia, terra). Coifas rasgadas, deformadas ou com braçadeiras
soltas, permitem a contaminação do lubrificantes e comprometem a durabilidade do
conjunto homocinético.
3-) Junta Homocinética deslizante:
Transmite torque e permite o movimento axial do eixo homocinético. Verificar caso apareçam
ruídos(clanck-clanck) em retas com o veículo em aceleração e
desaceleração. A junta danificada pode ocasionar a parada do veículo.
4-) Batente:
Protege o amortecedor do final do curso, reduzindo o batimento na mola. Verificar quando
executar o alinhamento ou qualquer manutenção da suspensão.
5-) Amortecedor:
Garante a estabilidade do veículo, evitando o movimento de oscilação da mola. Executar
teste a cada 5.000km (teste dinâmico e alinhamento). Se não estiver
atuando compromete a estabilidade do veículo, e se não permitir alinhamento compromete a
durabilidade de pneus, juntas homocinéticas e demais componentes
da suspensão.
6-) Pivô:
Permite a articulação da roda e sustenta o peso do conjunto da suspensão. Verificar a cada
5.000km ou em todo alinhamento. Danos em sua vedação comprometem
sua durabilidade e funcionamento. se travar pode quebrar a danificar todo o veículo.
7-) Terminal de Direção:
Transmite o movimento da caixa de direção para as rodas. Verificação a cada 5.000Km.
Pode comprometer a durabilidade da caixa de direção e estabilidade do
veículo.
8-) Tirante:
Liga o braço inferior da suspensão à estrutura do veículo, funcionando como um reforço na base da suspensão. Se danificado compromete a segurança do veículo.
9-) Bucha da Suspensão:
Articula o braço inferior da suspensão, evitando folgas e ruídos. Quando danificada gera ruídos e desgaste prematuro da suspensão. Verificar a cada 5.000 km.
10-) Terminal Axial:
Liga a caixa de direção à barra de direção. Se sofrer qualquer problema pode comprometer a durabilidade da caixa de direção e a segurança ao conduzir o veículo.
11-) Eixo Interconector:
Liga as juntas homocinéticas fixa e deslizante. Verificar sempre que inspecionar as homocinéticas. Se estiver desalinhado, irá gerar vibrações no veículo que
não são removidas
pelo balanceamento e, quebrado, o veículo perde toda a tração.
12-) Tirante da Barra estabilizadora:
Barra auxiliar que atua na torção da barra estabilizadora e em conjunto com o amortecedor.
Quando danificado não permite a atuação da barra estabilizadora e compromete a estabilidade do veículo. Verificar a cada 5.000 km.
13-) Coxim Superior do Amortecedor:
alivia o impaco na região de apoio do amortecedor em relação à carroceria do veículo. Pode gerar ruídos, por isto, verificar a cada 5.000km.
14-) Mola Helicoidal:
Garantem a sustentação do veículo e ajudam a absorver impacto. Se os elos estiverem marcados, isto mostra fadiga na mola interferindo no alinhamento
de direção. Verificar sempre que executar alinhamento de direção a cada 5.000km.